Saúde bucal: saiba como evitar as doenças

Muitas pessoas têm o hábito de ir ao dentista apenas quando algum problema aparece e iniciam um tratamento quando poderiam ter feito uma prevenção, que é o exemplo da avaliação aqui da Inova Odontologia.

Cárie, gengivite, periodontite e bruxismo são os problemas bucais que mais levam as pessoas aos consultórios, mas que podem ser evitados com cuidados simples. Com o passar do tempo, essas doenças podem deixar os dentes sensíveis e, em casos mais graves, levar à sua perda.

Cárie, gengivite e periodontite

A cárie nada mais é do que a destruição do dente devido à ação de bactérias. Quando ingerimos alimentos ricos em açúcares e não eliminamos os resíduos, favorecemos a proliferação das bactérias, que ao digerirem esses restos, liberam um ácido capaz de corroer a estrutura do dente.

Inova Odontologia - Saúde bucal: saiba como evitar as doenças

Já a gengivite acontece quando a placa bacteriana fica concentrada entre a base do dente e a gengiva, irritando o tecido e provocando a inflamação. Se não for tratada adequadamente, a gengivite pode evoluir para a periodontite. Nessa doença, a inflamação passa a atingir não apenas o tecido gengival, mas também a estrutura óssea que dá suporte aos dentes.

Todas essas doenças estão associadas à falta de higiene. A prevenção acontece diariamente, com o uso correto do fio e da escova. Apesar de saber sobre essa informação, nem todo mundo sabe escovar os dentes corretamente. Portanto, marque sua consulta aqui na Inova Odontologia.

Inova Odontologia - Saúde bucal: saiba como evitar as doenças

Ranger os dentes ou apertá-los durante o sono é um problema comum entre os adultos, principalmente entre aqueles que levam uma vida estressante. O estresse do dia a dia é a principal causa do bruxismo, por isso, controlar a tensão é uma forma de prevenir este distúrbio. Praticar atividades físicas é uma forma saudável de canalizar o nervosismo e ir dormir mais tranquilo.

Precisa de Ajuda?
Escanear o código