Endodontia: tire suas dúvidas sobre o tratamento de canal

Muita gente tem medo de ir ao dentista fazer uma consulta de rotina. Mas quando se fala em tratamento de canal, esse medo piora mais ainda. A melhor forma de perder esse medo, é ir em um dentista de confiança. Com certeza, aqui na Inova Odontologia.

Para simplificar, o tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal. Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores.

Além disso, existe uma outra indicação comum para a endodontia, que é quando acontece algum tipo de pancada no dente e morte pulpar.

Inova Odontologia - Endodontia: tire suas dúvidas sobre o tratamento de canal

O tratamento de canal dói muito?

A boa notícia é que o tratamento de canal não dói na hora. Entretanto, como ele é uma pequena cirurgia, pode sim causar alguns incômodos depois. Na verdade, tudo depende da intensidade da inflamação. Mas, pense bem: não fazer o tratamento correto do canal pode causar mais dor no fim das contas.

Em quantas sessões ele é feito?

A endodontia pode ser feita em apenas uma sessão. No entanto, se houver complicações, esse número pode aumentar. Tudo será conversado com o seu dentista, aqui na Inova Odontologia.

Inova Odontologia - Endodontia: tire suas dúvidas sobre o tratamento de canal

Que cuidados preciso tomar depois do tratamento?

Não são necessários muitos cuidados após o canal, apenas evitar a mastigação em cima daquele dente afetado, para que ele fique em repouso. Além disso, é importante manter a higiene no local, e também, usar os medicamentos que o dentista prescrever.

O que acontece se eu não fizer a endodontia?

O dente que não é tratado, de forma correta, vira um foco de infecção no organismo do paciente, que é perigoso pois, se não tratado e eliminado, a infecção pode cair na corrente sanguínea e o paciente pode ter sérios problemas sistêmicos.

Precisa de Ajuda?
Escanear o código