Se você der uma olhadinha pelos inúmeros canais de beleza do YouTube mantidos por blogueiras brasileiras e internacionais, vai se deparar com uma tendência estranha que está fazendo a cabeça de muitas meninas: pasta de dente preta.
Nos vídeos, elas aparecem aplicando o produto com a escova de dentes, como em uma escovação comum, e ficando com a boca inteira manchada.
Pasta de dente com carvão
Já comercializados por algumas marcas, o creme dental preto possui carvão ativado em sua composição e tem o propósito de clarear os dentes.
Qual o segredo?
Segundo as empresas, o composto realiza uma limpeza profunda do sorriso e provoca alterações na cor, tornando-a mais branca.
Funciona mesmo? Pode fazer mal?
Porém, o produto é controverso para os profissionais de saúde. Conforme explicou os profissionais da Inova Odontologia, o creme dental preto não é recomendado para nenhum tipo de paciente.
Ele até pode remover alguma mancha, mas por meio de abrasão – é como se fosse um sapólio que areia a panela. Desta forma, ele até gera um pouco mais de brilho por meio de desgaste do esmalte dentário. Isso, definitivamente, não é legal.
Justamente por conta da corrosão, a pasta pode causar sensibilidade. E, pior que isso, pode causar uma lesão. Com certeza, irá sair mais barato, se você procurar um dentista de confiança e fizer um clareamento dentário.
A ideia que ele clareia os dentes é mito. Essa técnica usada com pó de carvão promove um discreto branqueamento nos dentes porque é altamente abrasivo e vai eliminar as placas bacterianas, dando sensação que os dentes ficam mais brancos. Além disso, existe até mesmo o risco de infecções a partir da corrosão do esmalte dentário.
Melhor forma de clarear o dente
Para ambos os profissionais, a melhor forma de deixar os dentes mais brancos é por meio do clareamento realizado e monitorado por um especialista. Esse procedimento feito com um dentista especializado é um processo não abrasivo. Além disso, existe todo o cuidado de um profissional para entregar o trabalho correto e com segurança para o paciente.