Você tem sensibilidade dentária? Saiba o que fazer!

Quem nunca sentiu uma dor [tipo um belisco no dente] ao saborear uma sopa bem quente ou um picolé não sabe o que é hipersensibilidade dentária conhecida como sensibilidade.

Você sabia que ela pode acontecer pelo jeito que costumamos limpar nossos dentes e as gengivas? Desta forma, isso pode gerar muitos danos que provocam essa dor em comidas extremas: quentes ou geladas.

Por isso, ao sentir qualquer dor, procure a Inova Odontologia. Estamos prontos para te atender com muito cuidado e profissionalismo.

Hábitos que contribuem para a sensibilidade dentária

Abaixo, listamos alguns hábitos que merecem atenção para não ter essa sensibilidade nos dentes, ou pelo menos, evitar.

Inova Odontologia - Você tem sensibilidade dentária? Saiba o que fazer!

Doenças bucais: a gengivite e o bruxismo abrem caminho para a sensibilidade. Por isso, é indispensável buscar o tratamento, até porque, esses problemas precisam de correção e atenção.

Mordida travada: o fato de apertar os dentes de cima contra os de baixo, seja por estresse ou esforço físico, pode ser um grande fator de risco. Isso, por exemplo, só deve acontecer na hora de mastigar os alimentos.

Pastas de dente: cuidado com a promessa de pastas de dentes que prometem clarear os dentes. Geralmente, elas têm alguns produtos bem abrasivos, que desgastam as defesas da boca. Se usado com muita frequência, seu dente pode ganhar bastante sensibilidade de presente.

Inova Odontologia - Você tem sensibilidade dentária? Saiba o que fazer!

Força ao escovar: isso é mito! Uma escovação bem-feita não é aquela que você precisar esfregar os dentes com força. Pelo contrário, basta massagear os dentes com movimentos circulares. Se você passa a escova com força, pode arruinar a proteção dentária, isto é, se acontecer muitas vezes.

Escova certa: compre uma escova macia. Se usa uma escova dura e com força ainda, o atrito e fricção excessiva são capazes de remover a blindagem natural dos dentes.

Refluxo: tem refluxo? Você também precisa tomar cuidado e procurar um profissional. Os ácidos do estômago que voltam para a boca podem ser bem ruim para os dentes, isto porquê o esmalte é sensível à essas substâncias.

Alimentos: alguns alimentos são grandes fontes de ácidos, como refrigerantes e frutas cítricas. Se precisar escovar os dentes logo em seguida da ingestão, faça um bochecho com água para acabar com a acidez, pois escova, pasta e acidez não dão muito certo.

Limpeza: os ácidos presentes na boca após uma refeição reagem com a pasta e isto corrói o esmalte. Portanto, aguarde uns minutinhos depois de comer para fazer a higienização bucal.

E, por fim, venha fazer check-up ou avaliação dos seus dentes aqui na Inova Odontologia. Afinal, a saúde e a beleza começa pela boca, nosso cartão de visita para qualquer negócio.