Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

Se você já foi ao dentista e eles mencionaram “placa” ou “tártaro”, provavelmente você está ciente de que nenhum deles é desejável e ambos podem levar à cárie dentária. Mas o que exatamente eles são e como eles diferem um do outro? Vamos descobrir!

 

O QUE É PLACA?

A placa é uma camada clara e pegajosa de bactérias que constantemente se acumulam em nossos dentes todos os dias. Isso pode parecer desagradável, mas é perfeitamente normal e você pode removê-lo simplesmente escovando duas vezes por dia e usando fio dental.

A placa por si só não é realmente um grande problema, mas introduza açúcar e a história já fica diferente. As bactérias se alimentam dos açúcares e criam ácidos prejudiciais no processo. Horas ou outra esses ácidos podem corroer a superfície de seus dentes, resultando em cáries.

Pior cenário: esses ácidos dentários podem até atingir a polpa (o tecido vivo) do seu dente, causando danos irreversíveis. Se isso acontecer, você pode precisar de tratamento de canal para salvar o dente, ou você pode até mesmo perder o dente completamente e exigir um implante dentário ou ponte para preencher a lacuna.

A placa também pode irritar as gengivas, levando potencialmente à gengivite e doença da gengiva. A gengivite, que é uma forma precoce de doença da gengiva, geralmente pode ser revertida por meio de uma boa higiene bucal, mas uma doença gengival mais grave pode levar à recessão gengival e até à perda do dente.

 

O QUE É TÁRTARO?

Se a placa não for removida, ela pode se calcificar e se transformar em tártaro. Esse processo pode começar em até 48 horas, e é por isso que é tão importante escovar bem e regularmente. Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro infelizmente não é tão discreto – geralmente é um tom indesejável de amarelo ou marrom. Pior ainda, você não pode removê-lo e precisará consultar seu dentista ou higienista para removê-lo.

O tártaro geralmente se forma ao redor da linha da gengiva, mas também pode ocorrer logo abaixo dela, onde será mais difícil de detectar. Como a placa bacteriana, o tártaro pode causar cárie dentária e doença gengival – também proporciona um ótimo lar para a placa bacteriana, proporcionando uma superfície pegajosa e uma área de superfície maior para se fixar.

O tártaro não só causa danos, mas também parece bastante desagradável – e porque é poroso, mancha facilmente. Se não for tratado, o tártaro continuará a acumular-se e a calcificar – por isso, é importante agir o mais rápido possível.

Durante a sua verificação de saúde bucal, seu dentista irá procurar os primeiros sinais de acúmulo de placa bacteriana e tártaro e tomar medidas antes que se tornem um problema. Por isso é necessário visitar regularmente um dentista de sua confiança.

Agora que você já conhece as diferenças entre a placa bacteriana e o tártaro, que tal começar a prestar mais atenção na sua saúde bucal?

Entre em contato através do nosso formulário e agende uma visita a Inova Odontologia ou, se preferir, entre em contato pelo telefone (22) 2649-7431 ou (22) 99929-1467 (24 horas) e saiba mais.

Abrir bate-papo
1
Precisa de Ajuda?
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?