Entre os problemas odontológicos mais comuns está a placa bacteriana que apesar de ser comum, quando não combatida, pode levar a problemas bem mais graves, incluindo a periodontite, que é a perda dos dentes. Neste artigo você vai saber mais sobre esse assunto e, o principal, como se prevenir para ter uma saúde bucal melhor.
O que é a placa bacteriana?
A placa nada mais é do que uma película esbranquiçada e de consistência pegajosa que pode ser observada sobre os dentes e em volta da gengiva. Ela se forma a partir das bactérias (daí o nome) que agem sobre os restos de alimentos que ficam acumulados na boca, entre os dentes, na gengiva, na língua ou em qualquer lugar que não seja higienizado corretamente.
Esse resto de alimentos, quando combinado com a saliva, cria um ambiente muito propício para o desenvolvimento de microrganismos. Após uma refeição, se os dentes não foram escovados, já é possível perceber a formação dessa película branca ou até mesmo transparente. As regiões em que a placa tem mais facilidade para se acomodar é entre os dentes e no limite entre o dente e a gengiva.
Se a placa não for removida por meio da escovação, ela pode evoluir para infecções na gengiva, cáries e, em casos mais extremos, até a perda dos dentes. Também não se pode esquecer o tártaro, que é uma espécie de estágio avançado da placa, em que ela já está mais impregnada e difícil de ser removida.
Como evitar
É possível evitar a placa bacteriana por meio de algumas medidas bem simples. A primeira delas é escovar os dentes regularmente (sempre após as refeições, pelos menos três vezes por dia) e de maneira correta, ou seja, por meio de movimentos circulares, posicionando a escova num ângulo aproximado de 45° e lembrando-se de escovar a parte interna dos dentes. Outro detalhe: a língua acumula restos de comida em suas microvilosidades, daí a importância de escová-la também.
Além da escovação, o uso diário do fio dental também é indispensável, no mínimo uma vez por dia. Ele consegue remover todo o resto de alimento que ficou entre os dentes, onde a escova normalmente não alcança.
Tenha um bom dentista: alguns estudos mostraram que o excesso de material (como a resina) utilizado para fazer restaurações, é outro fator que agrava a placa bacteriana, porque favorece o acúmulo de restos de alimentos e a proliferação das bactérias.
E, é claro, visite o seu dentista pelo menos uma vez por ano (o ideal mesmo é que as consultas de rotina aconteçam a cada seis meses). Além de fazer uma limpeza mais profunda, o dentista pode diagnosticar possíveis complicações da placa bacteriana para combatê-las, evitando que se tornem ainda mais complicadas.
Quer cuidar melhor da sua saúde bucal? Então nos escreva uma mensagem deixando seu e-mail e telefone que a nossa equipe entrará em contato para falar sobre os nossos procedimentos e esclarecer quaisquer dúvidas. Ou, se preferir, entre em contato conosco pelo telefone (22)2649-7431 ou (22)99929-1467. Estamos esperando por você!