7 cuidados para manter a escova de dentes livre de bactérias

Um estudo realizado pela Universidade do Alabama declarou que estafilococos, leveduras, bactérias intestinais, pseudômonas e até mesmo fezes estão presentes em muitas escovas de dente, é difícil não estremecer de desgosto. Como desistir completamente da escovação não é uma opção, aqui estão algumas dicas para manter sua escova de dente o mais limpa possível:

 

1. Use enxaguante bucal antes de escovar

O enxaguante bucal não apenas mantém sua boca limpa, mas também pode eliminar os germes que, de outra forma, acabariam na sua escova. Ao realizar uma lavagem com o enxaguante bucal antes do processo de escovação, você está ajudando a eliminar as bactérias da boca antes de entrar em contato com a escova. Quanto mais você limpa sua boca com antecedência, menos os germes são capazes de se agarrar a sua escova de dente.

 

2. Lave a escova de dente após a escovação

Não é suficiente dar apenas balançar sua escova após a limpeza. Passe a escova por baixo da água da torneira e passe os dedos (desde que tenham sido recentemente lavados com sabão!) até remover qualquer pasta de dentes e partículas de comida. Certifique-se de permitir que ele seque completamente antes do próximo uso.

 

3. Livrar-se do suporte de escova de dente comum

Esse dispositivo de armazenamento que mantém convenientemente todas as escovas da sua família em um só lugar é mais prejudicial do que você imagina. Ao colocar escovas a alguns centímetros de distância, um porta-escovas pode ser uma ótima forma de espalhar germes. Como o contato entre as escovas é inevitável, a contaminação cruzada é quase uma certeza e, de repente, esses germes mudaram de uma escova para outra.

 

4. Não guarde no seu armário de remédios, tampouco

Como os micro-organismos se multiplicam mais facilmente em áreas frias, úmidas e escuras, o armário de remédios do banheiro está longe de ser o local ideal para guardar sua escova de dentes. A umidade aumentada do armário é suficiente para espalhar os germes em uma extensão insalubre. É melhor deixar sua escova em uma área aberta para que a bactéria não se plorifere.

 

5. Não deixe a escova na pia do banheiro

Sabia que existe uma grande possibilidade de você estar colocando coliformes fecais em sua boca, caso você esteja mantendo sua escova de dente na pia do banheiro? Entre mãos não lavadas e micro-organismos que flutuam no ar após a descarga do vaso sanitário, é justo supor que vestígios de fezes estão em todo o banheiro.

Sua melhor opção é manter seu pincel em outro cômodo da casa que seja menos suscetível a germes. É definitivamente um inconveniente ter que levar sua escova de dentes para a cabeceira do seu quarto toda hora, mas vale a pena levando em consideração o fato de que os germes não estarão cercando sua escova.

 

6. Troque de escova após ficar doente

Geralmente, leva mais tempo para a escova de dentes “se recuperar” do que o seu próprio corpo. Na verdade, a escova que você usou para limpar os dentes durante o período em que estava doente pode “segurar” os germes, mesmo depois de se recuperar.

Em vez de reintroduzir as bactérias nocivas de volta ao seu corpo, minimize o risco de reinfecção, substituindo a escova após ter se recuperado de uma doença.

 

7. Mesmo quando estiver saudável, troque sua escova de tempos em tempos

A American Dental Association recomenda a substituição de pincéis a cada três ou quatro meses. Não só as cerdas se desgastam e tornam-se cada vez mais inúteis, mas as bactérias se acumulam no pincel, compondo-se em uma bagunça germinal.

Você sabia que existiam tantos riscos em deixar sua escova exposta? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Entre em contato também através do nosso formulário e agende uma visita a Inova Odontologia ou, se preferir, entre em contato pelo telefone (22) 2649-7431 ou pelo WhatsApp (22) 99929-1467 (24 horas).

Abrir bate-papo
1
Precisa de Ajuda?
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?